A índole de cada um de nós (BOA OU MÁ) já vem no sangue. O ambiente onde se vive, é a moldura que os homens lhe fazem ao longo do tempo! (Silvino Potêncio)
Silvino Potêncio - Emigrante Transmontano em Natal
O tempo é ouro!... eu agradeço a todos por o dividirem aqui comigo! (Silvino Potêncio)
CapaCapa
TextosTextos
ÁudiosÁudios
E-booksE-books
FotosFotos
PerfilPerfil
Livros à VendaLivros à Venda
Livro de VisitasLivro de Visitas
ContatoContato
LinksLinks
Textos




Dona Teresa de Aragão e o seu Esposo Dom Henrique de Borgonha-Donos do Condado Portucalense e Pais de Dom Afonso Henriques - O REI CONQUISTADOR! 



    


O Primeiro dia da Portugalidade!...
 - Aqui Nasceu Portugal!
 
À atenção de Lusófonos e Lusófilos!, sendo que,  pela etimologia dos verbetes uns são todos os nascidos ou adoptados pela Bandeira das Quinas e da Portugalidade. E os demais, sendo Lusófilos,  são todos aqueles que se admiram a Portugalidade e se acolhem pelas bandeiras Lusitanas desde os temos mais remotos, segundo a ideologia de outro Grande Expoente da Portugalidade chamado Fernando Pessoa e todos os seus Heterônimos por ele criados e conhecidos seguidores da célebre constatação “ A Minha Pátria, é a Língua Potuguesa”.
Por tudo isso e sobretudo pelo amor que temos pela nossa origem,  hoje eu vos trago aqui um pequeno lembrete pela data de  24 de Junho de 1128!
Podemos e devemos nos congratular para,  em solidariedade a todos os que já se foram e honraram a Lingua Portuguesa, agora e sempre, nós devemos comemorar esta data com sendo a verdadeira!
Foi sim!, este o primeiro Dia de Portugal pois que, nesse dia foi travada a Heróica batalha entre D. Afonso Henriques mais tarde cognominado o “Rei Conquistador” e as suas tropas dos Barões Portucalenses, seus ancestrais,  contra as tropas do Conde Galego Fernão Peres de Trava, que se tentava apoderar do Governo do Condado Portucalense à época.
As duas facções confrontaram-se no campo de São Mamede, um local muito perto de onde hoje se situa a Cidade de Guimarães, também conhecida por “Berço da Nacionalidade”.
Mais de quatro séculos depois (por volta de 1524) nascia em Coimbra o Maior Poeta Escritor da Linga Portuguesa de todos os tempos – Luis Vaz de Camões – falecido em Lisboa em 10 de Junho de 1580 que, pela sua importância na divulgação da Portugalidade Universal se constitui o Dia Nacional de Portugal, o Dia da Raça Lusitana e o Dia Das Comunidades Portuguesas espalhadas pelo mundo.
Tal como eu costumo alardear alto e bom som; “Portugal é Eterno, e nunca se diga Adeusd para sempre!” …
Até breve.
Silvino Dos Santos Potêncio
Emigrante Transmontano em Natal/Brasil 

 

 
Silvino Potêncio
Enviado por Silvino Potêncio em 25/06/2017
Alterado em 25/06/2017

Música: Conquest of Paradise Theme • Vangelis [HD] - Desconhecido

Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras
Textos da Minha Autoria podem ser EVENTUALMENTE transcritos pelos Leitores, e/ou outros Autores interessados na sua divulgação, desde que observadas as Regras dos Direitos Autorais, incluindo o crédito respectivo! - Os originais desses textos devem ser solicitados por escrito, pelos interessados, diretamente ao Autor via email: sspotencio@yahoo.com.br e com a devida indicação e endereço de email do Remetente - Leitor interessado. Muito Obrigado pela visita e voltem sempre! Silvino Potêncio Emigrante Transmontano em Natal/Brasil