Se recordar é viver, então recordemos! --- Escrevemos hoje as nossas alegrias para aliviar as dores tristes de um passado já distante!
CapaCapa
TextosTextos
ÁudiosÁudios
E-booksE-books
FotosFotos
PerfilPerfil
Livros à VendaLivros à Venda
Livro de VisitasLivro de Visitas
LinksLinks
Silvino Potêncio - Emigrante Transmontano em Natal
Escrevemos hoje as nossas alegrias para aliviar as dores de um passado já distante!(SilvinoPotêncio)
Textos


Vamos fazer PLOCK na Lagoa

VAMOS FAZER PLOCK!. NA E.A.M.A.
(Escola de Aplicação Militar de Angola)   

 
Alguns amigos, do tempo da nossa passagem pela EAMA aonde fizémos também nós, o nosso curso de CSM  (Contos Secretos Militares) de vez em quando,  e eles nos mandam umas mensagens alusivas aos muitos treinamentos ali absorvidos e um deles foi o relato da operação PLOCK!.
O episódio de hoje nos veio à lembrança depois de recebermos uma msg do Amigo João Conde, que diz o seguinte:
 
-  DIZ O CAPITÃO AO ALFERES:
- "Vai haver amanhã um eclipse do sol. Mande formar a Companhia em farda de trabalho na parada, onde explicarei o fenômeno que não acontece todos os dias. Se chover, não se verá e, por isso, deixe a Companhia na caserna"
 
O ALFERES TRANSMITE A ORDEM AO FURRIEL:
- "Por ordem do nosso Capitão, amanhã vai haver eclipse do Sol em farda de trabalho. Toda a Companhia forma na parada, onde o nosso Capitão dará as explicações, o que não acontece todos os dias. Se chover o eclipse é na caserna."
 
O FURRIEL DIZ AO CABO:
  • "O nosso Capitão vai fazer um eclipse do Sol na parada e se chover, o que não sucede todos os dias, não se vê nada; então o Capitão, dará a explicação em farda de trabalho na caserna."
 
ENTÃO, O CABO TRANSMITE A ORDEM AOS SOLDADOS:
  • "Soldados, amanhã, para receber o eclipse que dará a explicação sobre o nosso Capitão em farda de trabalho, devemos estar na caserna onde não chove todos os dias.
 
POR FIM, COMENTÁRIOS ENTRE OS SOLDADOS:
  • Amanhã, se chover, parece que o capitão vai ser eclipsado na parada. É pena que isso não aconteça todos os dias!
    De volta ao gabinete do Capitão, com a resposta do “Soldado Xico  Esperto”, a solução veio desta forma: 
 
  • O Soldado Xico-Esperto avançou um passo e bateu continência, ao exclamar: Nosso Cabo, dá” lesença” !? 
Diga ao Nosso Furriel que eu posso resolver o problema de esconder o Eclipse se me deixarem fazer PLOCK! caraaaaago!
 
  • O Cabo que não sabia o que era fazer PLOCK, informou ao Furriel que o Soldado tinha a solução, e que este queria fazer PLOCK! 
 
  • O Furriel,  imediatamente passou a ordem ao Nosso Alferes que o escutou a dizer o que o Soldado Xico Esperto requeria do Cu Mandante da Companhia, o que era preciso para fazer PLOCK!. 
 
  • O Capitão escutou o Alferes, e para não dar o assunto por encerrado, mandou este perguntar ao Soldado Xico Espérto o que era necessário para se fazer o tal PLOCK,  ao que este informou que seria necessário um Helicóptero DO TIPO BELL 212,  mais um Calhau de 50 quilos, e um lindo dia de sol para se “Eclipsar” e sair do quartel com folga extra, pelo menos durante um fim de semana. 
 
  • Quando o Capitão recebeu a lista, ele considerou a hipótese de dar uma Porrada no Soldado, porém, como envolvia a Força Aérea, responsável pelo Helicóptero a utilizar na operação, resolveu fazer um Ofício ao Coronel, que por sua vez encaminhou um Pedido ao Alto Cu mando,  e isto lá  chegou aos ouvidos do General que,  aos berros,  gritava! 
--- Cuncaraaaças!... Aatãon Vocês teem lá no quartel um Gênio da Física Quântica, Espacial que vai impedir de acontecer um Eclipse e só agora me dizem isso?!. 
  • São todos uma cambada de Incompetentes. 
Tragam o Soldado Xico Espérto já! Aqui!!!, ao meu Ku mando!
Providenciou-se o Helicóptero, já usado e emprestado pelo RAMBO da frota em actividade no VietNam, e subiram um bloco de pedra de uns 50 quilos, e o Helicóptero levantou vôo experimental por Prudência.
Pousou para embarcar a FORÇA TAREFA “PLOCK” ONE constituída pelo Soldado Xico Esperto, o Cabo Pecinha, o Furriel VCC, o Alferes Miliciano, o Capitão de Plantão,  o Oficial de Dia e o Ajudante de Ordens do Nosso General, e quando já estavam em cima do Lagoa da E.A.M.A.; mais ou menos a uns 15 metros de altura, o Soldado Xico Esperto largou a pedra para fora do Bell 212 que caiu!...e só fez PLOCK!  antes de se eclipsar no fundo do lago.
-  Foi silencioso, mas eficitente 100%  como era feito em todos os treinamentos que tinhamos para a operação “Golpe de Mão” e da G.A.M.!
Depois eu conto o resto, com base na famosa formula:(E=mc²) Abraço a todos. 
Silvino Potencio - Ex Combatente - Ex Retornado - Ex Criba Luz&Tano Avulso - Ex Comungado do Jornal do Exercito por escrever o Poema “DISPONIBILIDADE” em forma de “acróstico”!
 Notas de Rodapé: 
 1 - Para quem não conhece, esta fórmula  (E=mc²) é a famosa TEORIA DA RELATIVIDADE do Cientista Albert Einsten que a inventou em 1905 e lhe deu o Prémio Nobel de Fisica em 1921.
2 - Texto estraído do Meu Livro "Crônicas da Emigração - Catramonzeladas Literárias"  aqui dedicado a todos os Camaradas do Curso do CSM/1969


 
Silvino Potêncio
Enviado por Silvino Potêncio em 18/03/2019
Alterado em 06/08/2019
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários