Corrigir os nossos erros do passado, é meio caminho andado para o sucesso de cada nova obra em construção. (Silvino Dos Santos Potêncio)
CapaCapa
TextosTextos
ÁudiosÁudios
E-booksE-books
FotosFotos
PerfilPerfil
Livros à VendaLivros à Venda
Livro de VisitasLivro de Visitas
ContatoContato
LinksLinks
Silvino Potêncio - Emigrante Transmontano em Natal
Escrevemos hoje as nossas alegrias para aliviar as dores de um passado já distante!(SilvinoPotêncio)
Textos


Energias Alternativas das Ibérias...
 
Estudo prático das Energias Democráticas Iiiiiiiibéricas!
 
  Um conto de Silvino Potêncio – Emigrante Transmontano em Natal/Brasil desde 1979.
(capitulo I)
 
Hoje,... por ser talvez a segunda-feira de noticias que publicamos aqui nos portais virtuais, nós queremos fazer alguma coisa diferente!
 
Aos Amigos e participantes do portal mais desbocado, que apareceu na boca do povo emigrante, o qual desde há décadas, é obrigado a lançar a rede em águas menos tumultuadas do que as que correm para o mar da palha  [1],  nós  resolvemos escrever-lhes a voismecês leitores sobre o velho adágio popular; "… da Espanha não se espera nunca, nem bom vento nem bom casamento!"
 
Mas, contráriamente ao que nos é habitual, nós vamos deixar de lado o aspecto jornalistico da arte de bem informar, e falaremos um pouco do lado lúdico da questão da falta de energias em Portugal, porque elas foram seguindo os caminhos de São Tiago de Compostela,  até que se chegou à conclusão de que realmente o dito cujo seguidor do J.C. nem sequer, ele nunca andou por estas veredas da Iiiiiiibérica região, também chamada de Lusitânia desde o tempo dos Romanos,  onde nascemos nós, Pastores seguidores de Viriato que são as terras do Portugal profundo ...e aatãon voismecês anotem aí:
  1. Mar da palha é o estuário do Rio Tejo antes de desaguar no oceano Atlântico.
 
Energia Atómica: desde os tempos da idade média do século "vinte"... (leia-se: vin-te buscar para irmos para o meio do nada, ou seja; a coisíssima nenhuma em que nos transformaram,  a radiação gama (os Alfacinhas são especialistas em andar sempre no gamanço!)  e a Descolonização do Ultramar independentista totalmente fora de controle, que os nossos técnicos da especialidade desaconselharam o uso e abuso de tal recurso natural, no Recto ângulo Luz & Tano!... e tudo por causa do "bento"! Eles insistiram, insistiram, mas  deixem-me explicar melhor  estas energias alternatinvas e portanto  fica aqui o aviso; como eu sou da região aonde ainda se fala em Mirandês ou Mirandelês, e por tal motivo, alguns verbetes dos meus textos eles estão entre aspas!  
- Voismecês já não estão lembrados do tal desastre que foi o cheiro do peixe podre de "cherne obil" que aconteceu lá nas montanhas dos Balcãs!? (para quem não se lembre, aquilo são terras dos ancestrais KOSSACOS – fonéticamente se diz “Cu Sacos”)  e que o cheiro da tal radiação se espalhou por alguns países da Europa, trazido pelo "bento",   foi a parar lá na Alemanha do Leste!?... se leste tudo bem. Se não leste deves pesquisar e ler.  
Pois é!... não mesmo, no Portugal de hoje, o mar não está para peixe!... Nem cherne nem sardinha, nem xixarro e até o fiel amigo do antigamente anda fugido do prato do POVO.
Algumas semanas atrás uns gajos, que andavam a catar lixo na região suburbana de Salamanca, eles acharam uns frascos de material rádio activo e, como quem não quer a coisa, eles jogaram os tais frascos no rio Tejo, o mesmo que nasce lá na Serra de Toledo e leva tudo até ao nosso “mar da palha” em frente da Velha Estação de Santa Apolônia em Lisboa!.
Eu fiz aqui algumas observações “in situ” pois fui a Toledo várias vezes e desci pela Linha da Beira Baixa em direção ao Terreiro do Paço, e escrevo com uma recomendação aos destinatários deste meu aviso.
- Os “Hermanos “ de Salamanca mandaram uma mensagem dentro de uma garrafa rio abaixo à prova de água: " mira, miralo bien portugesito cumpadrecito!...cuando tu lo encontres a esto regalo guardate lo bien!... Y
entonces nuestros hermanos, los  portuguesitos, le daran el destino necesaryo, à su modo!" Hay conocimiento comprobado qué ellos son muy buenos pescadores desde hace mucho tiempo, caraaago! 
 
Energia Solar: os principais usuários são os hoteleiros que colocam nos telhados os painéis solares (parecem de vidro) em vez das telhas-mercês, ou do xisto de antigamente, e depois ligam os fios de cada painel (placa fabricada com cristal de quartzo moído e "ensanduichado" entre duas placas de metal de magnetos opostos,tipo biscoito "wafer", onde o calor recebido dos raios solares, força os ions negativos a atravessarem os paineis para os positivos… e daí seguem via fio de cobre aluminizado para uma espécie de bateria que alimenta as caldeiras e as caixas de água quente!.
- Hóspede que não goste de tomar banho de água quente, ele nunca vai usufruir de tal beneficio da natureza e isto torna o abastecimento ainda muito caro e arredio das nossas gentes!. Em Portugal a produção de Energias do vento dependem muito da cortesia de “nuestros hermanos” senão vejamos.  
 
O hospede vai para uma hotel e ao anoitecer liga para a recepção:
- está lá?... é da recepção?
... pô, tá tudo escuro aqui no hotel, porquê?
... tem algum problema com o meu CU?!. (leia-se: Cartão Único)
- helo... goodmorning, bonjour, buenos dias, bondiás, (À moda Andorrenha)... "mi Ai can élpiu?!" 
---cual élpiú cual caraças!...  
aki num tem luz, caraaaago, nem auga kente!?
Com este frio todo? uké couve?
- Não Senhor!... de forma alguma! 
- está tudo bem com o seu CU.
E, fique descansado, logo que nascer o sol já ligamos a luz da energia alternativa. 
O seu CU foi devidamente aprovado pelo Banco de Portugal e quanto às "couves"!... Olhe,  são uma hortaliça muito rica em ferro, e produz muita matéria prima para encher o tanque da "bio maça", está bem? 
- Além do mais, sol bom, mesmo pouco! ele depende sempre da autorização do São Pedro, que ultimamente se tem vergado aos poderes da derrota para a Alemanha.
Até o PAPA  de São Bento Dez a Seis! Depois da derrota o Futebol  Ele Deixou o papado em Roma e foi se Reformar lá no Castelgandolfo… onde não precisa de sol nem de luz. Ele é um iluminado.  

Olhe, enquanto espera pela Luz, venha para cá;   
Estamos aqui todos a rezar para que a nossa querida A.S.A.E. (Alta Sociedade Anónima do Emigrantado) não "impombe" [2] com os nossos "Santos Poupulares", e cause ainda mais falta de "sol" Português,  que vai ensombrar as noites de São João no Puorto,a de Santo António de Lisboa e a noite do São Pedro lá no Vá Ti Cano!... São todos Santos muito queridos no emigrantado "luz & tano" até eu sou "Dos Santos" caraaaago!
-Ah, sim, sim antes que mes esqueça,  "Impombe” é uma forma do verbo impombar no presente do indicativo – não fazer confusão com as pombas do pombal. 

 
Energia da Biomassa: a primeira etapa do processo é a mais desagradável em virtude dos gases que se soltam do esterco, antes de serem todos engarrafados, dentro de um tanque "her mé tica mente" fechado. - Depois que, aquela meeeeer cadodria fica toda dentro dos tanques, geralmente localizados no fundo do quintal, e do curral a nivel de toda a Europa. 
 - É sobejamente conhecida a técnica de adubar as terras com a energia do estrume dos animais que dormem nos "bardos" nas curriças, e debaixo das casas de sobrados nas terras altas. E nós sabemos bem onde estamos técnicamente, então montam-se umas mangueiras de borracha, e ligam-se; desses tanques cheios de bosta,   aos fogões das casas que já não tem o velho "Lar" nem os estrafogueiros, nem os escanos, nem os tamboretes de 3 pernas, e nem os chupões dos campanários com um "kuriócoooo" lá em cima, para avisar de ondem vem o vento.
- Recentemente estamos a estudar a substituição disto da "Biooo  Maça" pela implantação do sistema de energia do "Bioooo Diz ele" ( o gasoil ou gásoleo técnico que não polui, que é ecológicamente mais Cu recto! - EU...NÃO SEI NÃO,... HEIN!?... SERÁ?     
 
Energias É ó licas; este é um estudo bem mais demorado que - ESTE SIM, DEPENDE DOS VENTOS QUE VEEM DE LÁ!. DA ESPANHA. É por isso que vamos deixar isso para o segundo capítulo desta reportagem técnico-cientifica-xuxialista de cunho irmanado nos interesses entre a EDP e os I BER DROLAS...[3] dos "nuestros hermanos" d'álem fronteiras, em conluio com a Geringonça do Poleiro Alfacinha.       

 
 [1] o mar da palha é a região do estuário do Rio Tejo onde vai desaguar o Rio Coina da Mãe Pátria.
[2] "impombe" é a forma do verbo "impombar" que, pelo novo acordo ortográfico, se traduz por "embirrar"; eu embi ro, tu em bi ras, ele impomba por tudo e por nada!, esse tal do A.S.A.E.! (Ainda Somos Aleijados Emigrantes).
[3] EDP significa È De Portugal mas! Agora há lá muitas controvérsias sobre quem realmente manda, se é o Estado. Se for,  então a sigla E.D.P.  é Estado De Pauperado! mas se for o governo a mandar nela, então podemos dizer que a empresa E.D.P. É Dos Poderosos. 
(continua no próximo capítulo) ...
                      Flor do Asphodelus


 
Silvino Potêncio
Enviado por Silvino Potêncio em 04/04/2019
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários